Eu

Eu
Quer mudar o resultado? Mude de atitude.

domingo, 21 de abril de 2013

ISMP BRASIL | ARTIGOS

ISMP BRASIL | ARTIGOS:


O Instituto para Práticas Seguras no Uso dos Medicamentos (ISMP Brasil) foi fundado no Brasil a partir de iniciativas voluntárias de profissionais com experiência na promoção da segurança dos pacientes, principalmente quanto à utilização de medicamentos nos diferentes níveis de assistência à saúde. A ideia surgiu em março de 2006, na cidade de Belo Horizonte (MG), durante o I Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente e Erros de Medicação e se concretizou, por meio de registro formal, em março de 2009.
O Instituto é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, filiado ao ISMP (Institute for Safe Medication Practices) dos EUA. Além do Brasil, existem organizações no Canadá e na Espanha. O ISMP Brasil é o primeiro afiliado localizado no Hemisfério Sul.
Os objetivos do ISMP Brasil:
  • Compreender a epidemiologia dos erros de medicação;
  • Disseminar informações práticas que auxiliem instituições e profissionais na prevenção desses eventos;
  • Promover o uso seguro de medicamentos.

QUEM NÃO SOMOS

O ISMP Brasil não é uma organização governamental, regulatória, de fiscalização ou de acreditação.
Os objetivos do Instituto são focados na prevenção dos erros de medicação. Entretanto, o ISMP Brasil não estabelece padrões obrigatórios ou impõe a adoção de suas recomendações pelas instituições de saúde no Brasil.


'via Blog this'

MedicaMentos PotencialMente Perigosos




quarta-feira, 3 de abril de 2013

Programa Nacional de Segurança do Paciente



O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançaram nesta segunda-feira (1), em Brasília, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos.
Para prevenir essas ocorrências, o Ministério da Saúde e ANVISA tornam obrigatório que todos os hospitais do país montem equipes específicas chamado de Núcleo de Segurança do Paciente – para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam quanto a falhas de assistência. Este núcleo funcionará como referência dentro de cada instituição na promoção de um cuidado seguro e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes. O núcleo deverá entrar em funcionamento em 120 dias.