Eu

Eu
Quer mudar o resultado? Mude de atitude.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Avaliação e tratamento de danos aos pacientes - Um guia metodológico para hospitais carentes de dados

Avaliação e tratamento de danos aos pacientes

Um guia metodológico para hospitais carentes de dados

domingo, 5 de agosto de 2012

SUS inclui vacina contra catapora no calendário básico


A vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, será dada em crianças de um e quatro anos

A vacina contra a catapora (varicela) fará parte do calendário básico de vacinações oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2013. De acordo com o Ministério da Saúde, a tetra viral – uma versão atualizada da tríplice viral – irá imunizar, em uma só injeção, contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora. Atualmente, a imunização contra a catapora é feita pelo SUS apenas quando há casos de surtos.

Opinião do especialista

Renato Kfouri
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim)

“A inclusão da vacina contra a catapora no calendário é de extrema importância. A doença é muitas vezes vista como benigna, mas ela é altamente contagiosa e pode ter consequências graves em algumas situações. Se uma criança infectada vai para uma sala de aula onde ninguém está imunizado, por exemplo, cerca de 70% dos coleguinhas também vão se infectar. Disponibilizar a vacina juntamente com a tríplice é uma maneira eficiente de aumentar a taxa de aderência.”
A primeira dose da vacina será dada no primeiro aniversário, com reforço aos quatro anos. Às crianças que já haviam tomado a primeira dose da tríplice ou mesmo para adultos que não sabem se tomaram ou não a vacina, o SUS irá oferecer somente a tríplice. Isso porque, como a primeira dose não foi dada, tomar somente a segunda dose da vacina contra a catapora não é suficiente para uma imunização completa.
A vacina – De acordo com o Ministério da Saúde, serão investidos 127,3 milhões de reais para a compra de 4,5 milhões de vacinas da tetra viral por ano. Produzida a partir do vírus varicela-zóster atuenado, a vacina terá fabricação nacional, via parceria entre o laboratório GSK e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Catapora - A doença, que tem o nome científico de varicela, é uma infecção altamente contagiosa e causada pelo vírus varicela-zóster. A transmissão é feita pelas vias respiratórias, por partículas transportadas pelo ar contaminadas com o vírus. Os sintomas costumam aparecer de 10 a 21 dias após a infecção e incluem dores de cabeça leves, febre moderada, perda de apetite e mal-estar. De dois a três dias após os primeiros sinais, surgem erupções avermelhadas com coceira. O tratamento pode ser atópico ou com o uso de medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2011 foram registradas 69.525 internações por catapora no país.